RETES

Quem Somos

A Rede Nacional de Trabalho e Educação na Saúde nasce com o propósito de identificar, sistematizar, dar visibilidade e promover o intercâmbio de experiências inovadoras no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre seus objetivos principais estão a produção de reflexões e propostas para serem incorporadas à agenda governamental, a geração de conhecimento relevante e a promoção de práticas educacionais que atendam às demandas do setor saúde.

A iniciativa parte da compreensão de que a gestão do trabalho e da educação na saúde é uma área interdisciplinar, interprofissional e intersetorial, estruturada por distintos saberes e práticas, conformada por fenômenos que constituem os espaços da formação de profissionais de saúde, gestão e regulação do trabalho. 

Assim, a Rede busca a participação ampla e a formação de uma comunidade composta por trabalhadores/as, gestores/as e pesquisadores/as vinculados ao SUS, a partir de um formato que colabora para a construção de conexões entre atores envolvidos. 

Desenvolvida pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com  apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), a Rede reúne universidades, instituições de ensino e pesquisa, escolas de saúde, associações, conselhos profissionais, organizações internacionais, secretarias municipais e estaduais de Saúde, movimentos sociais e sindicatos.

Participantes da rede: 

Conselho Nacional de Saúde (CNS)
Site: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br 

Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
Site: https://www.dieese.org.br/ 

Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde 
Site: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sgtes/mnnp-sus 

Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) 
Site: https://www.unasus.gov.br/ 

Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Site: https://www.ufba.br/ 

Cadastre-se e faça parte da Retes: