O programa “Agora Tem Especialistas”, lançado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS), tem como foco principal reduzir o tempo de espera para atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). Instituído por portaria em junho de 2025, permite a utilização integrada de toda a capacidade instalada da rede pública, complementar e privada, incluindo mutirões, unidades móveis (carretas), transporte sanitário e ampliação de telessaúde, para oferecer consultas, exames, cirurgias, diagnósticos oncológicos e outros procedimentos com maior agilidade e equidade.
Além disso, o programa promove uma frente estratégica de formação e provimento de especialistas, com oferta de vagas, bolsas para residência e para provimento imediato, voltadas a fortalecer áreas prioritárias como oncologia, cardiologia, ortopedia, ginecologia e oftalmologia. Complementarmente, inclui ações na linha de frente da inovação, como expansão da telessaúde e utilização do aplicativo Meu SUS Digital para envio de notificações e acompanhamento em tempo real do agendamento e dos atendimentos realizados.
Para o enfrentamento aos principais gargalos no acesso à atenção especializada no SUS, foi autorizado que o Governo Federal possa prestar atendimento especializado diretamente em apoio a estados e municípios, ampliando a capacidade de resposta da rede. Além disso, busca-se estender os turnos de atendimento nas unidades públicas e privadas, e também ofertar procedimentos do SUS na rede privada por meio de novos mecanismos de contratualização, aumentando a disponibilidade de consultas, exames e cirurgias. A telessaúde é mobilizada para reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados, ao passo que a formação de profissionais é incentivada para suprir a carência de especialistas. A estratégia também prevê o envio de carretas da saúde e mutirões para regiões desassistidas, além de consolidar uma rede pública robusta de diagnóstico e tratamento oncológico. O programa se ancora ainda em sistemas de monitoramento e comunicação com os usuários, que permitem acompanhar os atendimentos e os tempos de espera, fortalecendo a atenção primária como porta de entrada qualificada e promovendo o engajamento de gestores, profissionais e população no enfrentamento conjunto das filas e iniquidades no acesso à saúde.
Para saber mais:
Sites:
Site oficial do Ministério da Saúde
Legislação:
Medida Provisória 1.301/2025: institui o Programa Agora Tem Especialistas.
Portaria GM/MS 7.046/2025: institui Comitê de Acompanhamento para o Programa Agora Tem Especialistas.
Portaria GM/MS 7.061/2025: declara Situação de Urgência em Saúde Pública, em âmbito nacional, em razão do tempo de espera para procedimentos especializados eletivos.
Portaria GM/MS 7.177/2025: dispõe sobre o Projeto Mais Médicos Especialistas como parte das ações do Programa Agora Tem Especialistas.
Portaria GM/MS 7.212/2025: altera portaria que estabelece recursos destinados ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas.
Portaria GM/MS 7.266/2025: dispõe sobre o Programa Agora Tem Especialistas no âmbito do SUS.
Portaria conjunta MF/MS 10/2025: regulamenta os créditos financeiros a serem concedidos em razão do Programa Agora Tem Especialistas.
Portaria GM/MS 7.307/2025: estabelece regras de adesão de hospitais privados e o funcionamento do Componente Créditos Financeiros